Tenha em mãos as Melhores Planilhas! Paulo

Como Gerar Relatório do excel no Word

Como Gerar Relatório do excel no Word

Ola, neste artigo iremos abordar um assunto sobre Como Gerar Relatório do excel no Word. Adicionar relatórios nas aplicações do vba transfere grande credibilidade para nossos programas. Temos um exemplo aqui no blog, onde abordamos o seguinte tópico.

Eles não só apresentam credibilidade, como também são capazes de facilitar atividades difíceis de realizar. O contrato de uma locação seria exemplo claro disso, aqueles documentos emitidos para aluguel de um imóvel.

Como Gerar Relatório do excel no Word

Outro exemplo seria uma ficha de matricula escolar, normalmente são extensas e tomam muito tempo para serem preenchidas. Se você usa o aplicativo Word para realizar essa tarefa, sabe bem do que estou falando rs. E nesta hora que o word deixa tudo mais facio. 

Prosseguindo nesse mesmo tema, hoje vamos aprender a exporta dados do formulário vba para word. Se você quer saber como fazer isso, continue lendo o artigo até o final, vamos explicar tudo no passo a passo pra você.

Exporta dados do formulário vba para word Gerar Relatório

O primeiro passo é ter o formulário vba montado com todos os controles. Para esse artigo vou criar um exemplo de teste. Não irei me atentar nas configurações de cada Label ou TextBox, o nome das propriedades(NAME) serão os padroes do vba.

Como Gerar Relatório do excel no Word

Após montar seu formulário vba, abra uma nova aplicação Word e rotule os campos:

Como Gerar Relatório do excel no Word

Na guia DESENVOLVEDOR do Word acesse a caixa de ferramentas, depois adicione controles de texto na frente dos rótulos. Se você não tiver essa guia habilitada no seu Word, clique aqui para aprender a habilitar. Como 

Como Gerar Relatório do excel no Word

Como Gerar Relatório do excel no Word

Agora precisamos renomear as propriedades dos controles inseridos no Word. Selecione o controle e com o segundo botão do mouse vá a propriedades, renomeie o nome da caixa de texto (INDICADOR).   

Como Gerar Relatório do excel no Word

Salvando o Arquivo do Word com Excel(MUITA ATENÇÃO)-

Depois de seguir esses passos é preciso salvar o projeto, antes crie uma pasta e salve a planilha e a aplicação Word dentro dela. 

Nosso projeto irar buscar o app do word dentro do seu path (local do arquivo), se ele não a encontrar, provavelmente teremos um erro em tempo de execução. Não esqueça desse detalhe antes de prosseguir.

Como Gerar Relatório do excel no Word

Como Gerar Relatório do excel no Word

A primeira parte do trabalho foi concluída, agora para que o Excel consiga exporta os dados do formulário no o Word, é necessário habilitarmos a referência: Microsoft Word 12.0 Object Library.

Estou usando o Excel 2007, caso sua versão seja o 2010 ou superior, o controle estará com o nome: Microsoft Word 14.0 Object Library.

Para acessar a ária do controle siga em: Menu Ferramentas, Referências, Microsoft Word 12.0 Object Library.(ou 14). Marque a caixa de seleção e clique no botão OK.

Depois de habilitar a referência necessária, cole o seguinte código no botão GERAR WORD:

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
Static wod1 Como Word . Aplicação
    Static wod1Doc como Word . Documento
    Definir wod1 = novo Word . Aplicação
  
      Defina wod1Doc = wod1 . Documentos . Adicionar ( ThisWorkbook . Path & “\ exportaword.docx” )
         Com wod1Doc
            . FormFields ( “WDnome” ) . Intervalo = TextBox1 . Texto
            . FormFields ( “WDfixo” ) . Intervalo = TextBox2 . Texto
            . FormFields ( “WDcelular” ) . Intervalo = TextBox3 . Texto
            . FormFields ( “WDemail” ) . Intervalo = TextBox4 . Texto
            . FormFields ( “WDobs” ) . Intervalo = TextBox5 . Texto
            wod1 . Visível = Verdadeiro
         Fim com

Configurações Importantes do Código

Para o projeto funcionar sem erros é preciso analisar pontos importantes do comando. Verifique se o nome da aplicação Word confere com o nome referido ao código, isso é:

Como Gerar Relatório do excel no Word

Para esse artigo criamos uma aplicação com nome de exportaword.docx(estensão.docx). O nome precisa ser referênciado entre “” depois da \

Definir wod1Doc = wod1.Documents.Add (ThisWorkbook.Path & “\ relatorio.docx “)

O segundo ponto é rever se os controles no Word estão seguindo o padrão do código. Lembra que renomeamos as propriedade deles? Observe na imagem a baixo:

Como Gerar Relatório do excel no Word

Pronto, nossa aplicação já estar pronta para exporta os valores da textbox para o Word. Com isso encerramos esse artigo por aqui, duvidas deixa aqui em baixo nos comentários.

Compartilhar esse artigo com seus amigos de Como Gerar Relatório do excel no Word. Deixarei o link da planilha para você baixar, isso irá te ajudar nos estudos, grande abraço fui…

Clique CAqui E Baixe A Planila de Referência do Artigo

Sobre o autor | Website



Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
google.com, pub-3449874674717021, DIRECT, f08c47fec0942fa0